Imagem capa - Quais dentes formam a dentição decídua ? por  Fonoaudiologia /sistema estomatognático

Quais dentes formam a dentição decídua ?






O QUE SÃO DENTES DE LEITE OU DECÍDUOS?

Chamados popularmente de dentes de leite, os decíduos — termo emprestado da biologia para designar o que se solta em fase específica de desenvolvimento — constituem a dentição inicial dos humanos, a qual se manifesta nos primeiros anos de vida e tende a ser substituída gradativamente por outra mais duradoura: os dentes permanentes.

Os dentes de leite tendem a aparecer a partir dos 6 meses, até que, por volta dos 2 anos, todos eles já estarão expostos na boca. Nesse período da infância, haverá uma maior demanda de alimentos sólidos na dieta da criança, de modo que a presença dos dentes será fundamental para a devida nutrição dos pequenos.

Em geral, as crianças têm 20 dentes de leite, dos quais 10 nascem na parte superior da arcada e a outra metade se desenvolve na região inferior da cavidade bucal. É importante manter os cuidados com a boca desde cedo (procurando já, nessa fase, o acompanhamento de um dentista), pois os decíduos reservam o espaço para a dentição permanente.

A criança tem em sua dentição decídua ou primária 20 dentes (incisivos centrais, incisivos laterais, caninos e molares – superiores e inferiores – não há na dentição decídua os dentes pré-molares), os chamados dentes de leite. Excetuando casos específicos, eles nascem entre 4 e 7 meses de idade